domingo, 19 de março de 2017

Entendendo o Bitcoin

Rede Bitcoin

O que é?

É uma moeda virtual, considerada uma "criptomoeda", diante da utilização de protocolos de software tão complexos. O bitcoin é baseado na web e não está administrada por nenhum banco central, confiando em milhares de computadores em todo o mundo que validam transações e adicionam novos bitcoins ao sistema. Assim, não há bancos intermediando as transações.

Quem inventou?

Sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto, esse usuário de internet não-identificado criou o bitcoin em 2008 antes de ser disponibilizado na rede em 2009. Já houve muitas tentativas de identificar Satoshi, sem nenhuma prova conclusiva.

Para que serve?

O valor da moeda está no fato da liberdade de controle governamental e de cobrança de tarifas bancárias, além da rede em cadeia necessária para verificar as transações. O bitcoin é reconhecido como uma ferramenta para transações anônimas e privadas. Além disso, pagamentos internacionais se tornam mais fáceis e baratos por não haver ligação com bancos.

Tem valor?

Sim. Até dezembro de 2016, registra-se a circulação de 16 milhões de bitcoins. Em março desde ano, o valor de um bitcoin, a US$ 1.268, superou uma onça de ouro US$ 1.233 pela primeira vez.

Rede Bitcoin Onde guardar

Bitcoins são armazenados em uma "carteira digital", localizadas ou na nuvem ou no computador de um usuário. Funciona como uma conta bancária virtual que permite que usuários tranfiram a moeda, faça pagamentos e guarde o dinheiro.

Anonimato

Apesar de cada transação ter um registro público, a identidade dos envolvidos nunca são reveladas, apenas o número de identificação de suas carteiras. Isso não só mantém as transações privadas, como também permite a comercialização de bens sem deixar rastros. Por isso, é a moeda de escolha para quem compra drogas ou outras atividades ilícitas na deep web.


Moedas Bitcoins



Leia mais sobre esse assunto em oglobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... HashFlare